quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

SAÚDE BUCAL

Como ter uma boa saúde bucal?
Garantir uma boa saúde bucal é muito fácil,
basta uma boa higienização diária,
hábitos alimentares adequados
e consultas regulares ao dentista
a cada 6 meses.

O que é uma boa higienização bucal diária?
Uma boa higienização bucal diária consiste em escovar os dentes pelo menos 3 vezes ao dia. Pela manhã, depois do almoço e do jantar, ou antes de dormir. Usar o fio dental depois das escovações também é muito importante e ajuda a complementar a higiene

O que são hábitos alimentares adequados?
Evitar o consumo de alimentos açucarados (doces, balas, chicletes, etc.) nos períodos entre as refeições. Estes hábitos alimentares são extremamente importantes para a prevenção da cárie, que é uma doença que se desenvolve a partir da metabolização do açúcar dos alimentos pelas bactérias da boca.

Como a alimentação pode favorecer a cárie?

Algumas espécies de bactérias presentes na boca são geradoras de cárie. Elas transformam o açúcar presente nos alimentos em ácidos que atacam os dentes. Se alimentos com açúcar forem consumidos muitas vezes durante o dia, o resultado pode ser a cárie. Doces, balas, refrigerantes, bolachas e outros alimentos com açúcar devem ser consumidos com moderação e, sempre que possível, os dentes devem ser escovados logo após o consumo.

Qual é o efeito do flúor nos dentes?
O flúor tem um efeito protetor contra as cáries, porque auxilia a recalcificação dos dentes após o ataque dos ácidos produzidos pelas bactérias. A sua utilização, além da água fluoretada e nos cremes dentais, só deve ser prescrita e executada pelo dentista.

Quando devem ser iniciados os cuidados de higiene bucal no bebê?
Em bebês de até 6 meses, as mães podem começar a habituar à higiene bucal, limpando a sua gengiva com uma gaze umedecida, após a amamentação. Quando começam a aparecer os dentes, por volta de 6 a 8 meses, a higiene bucal pode ser feita após as refeições com uma dedeira especial para bebês, ou com uma gaze ou fralda umedecida. Por volta de 1 ano de idade, os pais já podem utilizar a escova de dentes. Nesta fase deve-se usar creme dental sem flúor, ou apenas uma porção muito reduzida de creme dental com flúor.

A mamadeira e a chupeta podem prejudicar os dentes?
Sim. O uso da chupeta deve ser restrito, principalmente em crianças maiores,
pois ela pode causar futuros problemas nos dentes e na mordida.

Quais os cuidados para quem utiliza próteses?
A higienização das próteses removíveis deve ser feita com uma escova de dentes dura. Para próteses totais (dentaduras) existem escovas especiais, com cerdas mais longas que permitem alcançar as partes côncavas da prótese. Além da escovação normal, é importante limpar cuidadosamente as regiões que sustentam a prótese. E é sempre bom consultar seu dentista em caso de dúvidas sobre como fazer a higienização melhor.

Quais os cuidados para quem utiliza aparelho fixo?
Este tipo de aparelho requer muito mais cuidado, pois os aparelhos retêm alimentos com mais facilidade. Para minimizar estas dificuldades, existem escovas especiais que auxiliam nesse trabalho. Lembrando que o dentista deverá ser consultado sobre qual é a escova mais indicada e a forma correta de utilizá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário